Odontopediatria
Sedação odontológica
A sedação odontológica é uma opção eficaz para tornar os procedimentos dentários menos estressantes para crianças e adultos. Especialmente útil para aquelas com altos níveis de ansiedade ou que necessitam de tratamentos complexos, a sedação consciente permite um tratamento seguro e tranquilo.
Através da sedação odontológica em crianças autistas, permitem:

Diferentemente da anestesia geral, a sedação odontológica não consegue ser extendida por muitas horas a fio, visto que o objetivo é trabalhar dentro do tempo estipulado pelas medicações, entre 40 a 60 minutos.
Diferentemente da anestesia geral, a sedação odontológica não consegue ser extendida por muitas horas a fio, visto que o objetivo é trabalhar dentro do tempo estipulado pelas medicações, entre 40 a 60 minutos.
Quais os critérios para sedação?
A sedação odontológica, apesar de mais simples na sua execução, necessita de planejamento e cuidados antes, durante e depois de realizada. Mas afinal, como saber se o meu filho pode ou não ser sedado?
1) Quais os procedimentos necessários? Procedimentos simples ou complexo?
Conforme citado, é preciso fazer o planejamento adequado para saber se os procedimentos que a criança precisa são possíveis de serem concluídos em 1 sessão ou se serão necessárias mais sessões.
2) Saúde Geral: Avaliação de condições médicas e medicações de uso contínuo
Nessa etapa, será realizado uma avaliação inicial com a coleta de informações detalhadas sobre a saúde da criança, incluindo medicações e histórico de sedação com outros procedimentos. Essa avaliação nos permite saber:
-
Se exames são necessários antes da sedação odontológica
-
Se utiliza alguma medicação que pode interferir na sedação
-
Se são necessárias medicações prévias antes do procedimento
3) Nível de ansiedade da criança: Reação da criança ao ambiente do consultório e se teve experiências com outras tentativas de atendimento.
É necessário garantir que a criança permaneça segura e relaxada, podendo inclusive estar dormindo. A primeira avaliação é para que a dra. Thais defina qual o grau de sedação odontológica necessária para possibilitar o atendimento desse paciente, seja leve, seja moderado.